AutorWHITAKER, Plinio P.
Tabelas sobre a capacidade dos reservatórios, a quota de litros de água per capita, o volume necessário, o déficit do abastecimento, tabelas de prédios abastecidos ou não, a média da população abastecida e a quantidade de água; entre outras tabelas.
Este artigo trata da questão do abastecimento de água na cidade de São Paulo, de início o autor faz um histórico da situação do abastecimento desde o final do século XIX e deixou claro que há muito (graças ao crescimento da cidade) o sistema de abastecimento de água já passava por uma crise. Trata sobre a criação da “Comissão de Obras Novas de Saneamento e Abastecimento de Água da Capital” em 1905 e os seus trabalhos que foram concluídos em 1907. Então passa a enumerar as adutoras e reservatórios construídos, e também as obras de adução feitas depois da primeira etapa da adutora Santo Amaro. Outro ponto comentado foi a construção da adutora do Rio Claro (trecho superior concluído em 1941) e a melhora causada por ela, por fim fala do Plano Geral de Abastecimento (de caráter definitivo) e as obras de emergência propostas e realizadas pela R. A. E. a partir de 1942.
Nessa primeira parte do artigo constam: tabelas com a capacidade dos reservatórios nos anos de: 1929, 1933; a população e a quota de litros de água per capita e o volume necessário entre os anos de 1929 a 1946 ; tabelas de déficit do abastecimento entre os anos 1929 a 1939; tabelas de prédios abastecidos ou não entre os anos de 1929 a 1939 entre esses a média da população abastecida e a quantidade de água; entre outras tabelas.
O artigo segue falando dos soluções para o abastecimento de água da represa e fala dos recursos do Tietê, da represa do Guarapiranga, do rio Paraíba e outros recursos. Há ainda comentários sobre o Programa de obras do Plano Geral (1948), plano geral do abastecimento de água e também constam tabelas como as já mencionadas e dois mapas apontando o abastecimento de água da cidade de São Paulo .
No artigo há uma propaganda de geradores a vapor da Ticotherm.
Artigo
São Paulo, outubro de 1946
Iconográfico
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
urbanismo – melhoramento – infra-estrutura
44
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista do Instituto de Engenharia de São Paulo, ano V, vol. V, n.50
WHITAKER, Plinio P. Abastecimento de Água da Cidade de São Paulo. Revista do Instituto de Engenharia, São Paulo, ano V, vol. V, n.50, p. 65-108, outubro de 1946.
Data do levantamento
01 de maio de 2009
Preenchimento da ficha
17 de dezembro de 2009 por Rafaela Cristina Martins
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.