AutorAZEVEDO NETTO, José M. de
Trata- se de uma palestra sobre a questão do abastecimento de água na região de São Paulo. O autor apresenta a história da captação de água, mostrando como o sistema de abastecimento surgiu na Capital e as principais dificuldades encontradas.
Com o crescimento da população e o aumento do consumo de água em São Paulo, as redes de abastecimento e esgoto ampliaram. O que culminou na criação do Departamento de Água e Esgoto para administrar essas questões. O Departamento contava com a ajuda de alguns engenheiros, como Teodoro Sampaio, Saturnino Brito, Lino de Sá Pereira e Teodoro Ramos.
O Departamento fez um estudo sobre a situação atual (1960) do abastecimento de água em São Paulo, abordando algumas questões de interesse, tais como o consumo de água, estimativa da população, recursos disponíveis e o planejamento do uso de água.
Por fim são apresentadas algumas alternativas e soluções para a captação de água e os recursos financeiros arrecadados pelo Departamento.
Artigo
São Paulo, junho de 1961
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
abastecimento de água – planejamento – infraestrutura
4
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo, SP.
Revista do Instituto de Engenharia, vol. XIX, n. 223
AZEVEDO NETTO, José M. de. Panorama geral do abastecimento de água na região de São Paulo. Revista do Instituto de Engenharia, São Paulo, ano XIX, vol. XIX, nº 223, jun/1961, p. 674 – 677.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
24 de janeiro de 2011 por Thainã Teixeira Cardinalli
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.