AutorEDITORIA, Autor
Há outra notícia sobre o tema “Casa Popular” na revista: Engenharia, São Paulo, ano V, vol. V, n.51, p.49, outubro de 1946.
Uma das notícias desta sessão é sobre a “Fundação da Casa Popular” que no período ocorria a discussão de seu projeto e esta notícia revela algumas sugestões.
Umas delas foi manifestação contrária da iniciativa da Fundação por associações da classe trabalhadora, que atenta para o fato de ser raros os trabalhadores capazes de conseguir a casa própria por causa dos baixos salários que não eram suficientes pros gastos já previstos.
A partir disso a notícia passa a relatar o que decreto-lei previa para a Fundação Casa Popular, em especial o referente a aquisição do fundo de 2 bilhões de cruzeiros através de das instituições de previdência social e “empréstimos compulsórios”.
Também expõe as sugestões do deputado paulista José Armando, que no interior de cada estado.não foram incorporadas pelo Ministro do Trabalho no projeto da Fundação. Dentre estas sugestões está: o problema da mão-de-obra deveria ser enfrentado através da profissionalização, aperfeiçoamento de leis trabalhistas, imigração e mecanização; em relação aos materiais a importação deles e de maquinário deveria ser facilitada; a questão de moradias coletivas ou não e as casas para locação deveriam ser ; e a criação de um Instituto Nacional de Habitação Popular composto por Conselho Central e Institutos Regionais com as delegações
A cópia desse noticiário não foi feita completa
Artigo
São Paulo, junho de 1946
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
legislação – lei – habitação popular
2
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista do Instituto de Engenharia, ano IV, vol. IV, n° 46: junho de 1946
FUNDAÇÃO da Casa Popular. Revista de Engenharia, São Paulo, v. 4, n. 46, p.349-350, jun. 1946.
Data do levantamento
maio de 2009
Preenchimento da ficha
18 de dezembro de 2009 por Rafaela Cristina Martins
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.