AutorSIQUEIRA, Antonio de
Esta foi uma palestra dada pelo engenheiro Antonio de Siqueira Diretor de Saneamento e Urbanismo do Estado do R. G. do Sul.
Esta palestra começa apresentando um plano de execução de obras públicas para o Rio Grande do Sul. Demonstra como a importância de se fazer um plano coloca as dificuldades enfrentadas através de um balanço sobre as obras já feitas em 19 cidades (já saneadas).
Esse projeto previa a construção de obras hidráulicas nas sedes dos municípios e esgotos sanitário nas cinco principais cidades. Também é comentado como deveria ser a dinâmica política financeira para a arrecadação de verbas e quais os critérios para escolha das cidades contempladas com as obras (taxa de mortalidade por exemplo).
Explica como funciona a Diretoria de Saneamento e Urbanismo e suas seções (secção de topografia e urbanismo, secção de projetos e orçamentos, secção de construção e fiscalização e secção dos serviços industriais) e a possível criação de uma Diretoria Geral de Saneamento sob a direção da Secretaria de Obras Públicas do Estado prevista no plano de organização
TítuloAs obras e serviços de saneamento no estado do Rio Grande do Sul
Baixar arquivoas obras e serviços de saneamento.jpg
Artigo
São Paulo, setembro de 1946
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
municipalidade – infra-estrutura urbana – sanitarismo
6
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista do Instituto de Engenharia, ano V, vol. V, n° 49: setembro de 1946
SIQUEIRA, de Antonio. As Obras e Serviços de Saneamento no Estado do Rio Grande do Sul. Revista do Instituto de Engenharia, São Paulo, ano V, vol. V, n° 49, Pág. 29-34, setembro de 1946.
Data do levantamento
maio de 2009
Preenchimento da ficha
14 de dezembro de 2009 por Rafaela Cristina Martins
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.