José Jacques da Costa Ourique foi um engenheiro militar vindo da Corte que trabalhou em obras públicas na Província de São Paulo.
Obras públicas (estradas) e cartografia.
Para elaborar as obras públicas em discussão no Conselho e na Assembléia, a Província dispunha de um corpo de profissionais a partir da década de 1850, engenheiros nacionais e estrangeiros, que, por estarem a serviço da Província, trabalhavam na Capital: os alemães Carlos Abraão Bresser, Hermann Bastide e Carlos Frederico Rath; os ingleses William Elliot e John Cameron; o francês Achille Martin D´Estandes, que aqui atuava como empreiteiro de obras públicas; dentre os nacionais, além de José Jacques da Costa Ourique, Henrique de Beaurepaire-Rohan e Luis José Monteiro também engenheiros militares vindos da Corte; os paulistanos Saturnino de Freitas Vilalva, Francisco Gonçalves Gomide, Gil Florindo de Moraes, Antonio José Vaz – todos alunos do antigo Gabinete Topográfico – e ainda José Porfírio de Lima. (GIORDANO, 2006, p. 94)
Subtema Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
escola – engenheiro – profissional
CAMPOS, Eudes. Arquitetura Paulistana sob o Império: aspectos da formação da cultura burguesa em São Paulo. Tese de Doutoramento. São Paulo: FAU-USP, 1997.
GIORDANO, Carolina Celestino. Ações sanitárias na Imperial Cidade de São Paulo: mercados e matadouros. Dissertação de Mestrado. Campinas; CEATEC-PUC Campinas, 2006.
Data do levantamento
01 de novembro de 2006
Preenchimento da ficha
02 de junho de 2011 por Thais Farias Lassali
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.