Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano: São Paulo, séculos XIX e XX
Projeto temático Fapesp nº 05/5538-0.Coordenado por Maria Stella Martins Bresciani, Ciec – IFCH - Unicamp

Francisco Prestes Maia

19/03/1896 (Amparo)26/04/1965 (São Paulo)

Atuação Profissional

Aos 21 anos de idade, entrou no serviço público, como engenheiro - fiscal das obras do Asilo dos Alienados no Juquery. Mas devido aos seus conhecimentos sobre urbanismo, foi logo convidado para trabalhar no Departamento de Obras Públicas, ainda dirigido por Victor da Silva Freire. Logo no início da sua carreira começou a trabalhar como engenheiro-arquiteto e empreendedor imobiliário. Executou serviços de engenharia para o Escritório Ramos de Azevedo. Em 1918, foi convidado para trabalhar na comissão preparatória das comemorações do Centenário da Independência, as quais consistiam na criação de conjuntos urbanísticos, abertura da avenida Independência, execução de obras no Museu Paulista, reforma e construção do Monumento do Centenário e canalização do córrego Ipiranga. Ainda na mesma época, Ramos de Azevedo o indica para trabalhar junto à Secretaria do Interior sob a direção de Alfredo Braga, diretor das Obras Públicas do Estado. Só em 1926, depois de ter prosseguido nesses trabalhos, integrando a Comissão Construtora da Avenida Independência, ao lado de Mario Whately, Modesto Costa Ferreira e Antonio Smith Bayma, monta em 1922, o escritório de engenharia e realiza uma série de projetos avulsos, entre eles o Viaduto do Chá e algumas reformas e projetos de residências em São Paulo. Lecionou durante 10 anos na Escola Politécnica na cadeira de Desenho arquitetônico e Desenho de Perspectiva. Ocupou, por longo tempo, o cargo efetivo de diretor de Obras Públicas. Na interventoria Adhemar de Barros foi nomeado prefeito da Capital Paulista de maio de 1938 a novembro de 1945. Iniciou, então a implantação do Plano de Avenidas. Em 8 de abril de 1961 assumiu novamente o cargo de prefeito municipal de São Paulo dando continuidade a implantação do Plano de Avenidas.

Formação Profissional

Francisco Prestes Maia fez os seus estudos de primeiro e segundo grau no Colégio São Bento. Aos 15 anos ingressou na Escola Politécnica de São Paulo no curso de Engenharia e Arquitetura e o conclui em dezembro de 1917.

Tipos de projetos/obras em que atuou

Durante sua gestão na Prefeitura, deu prosseguimento a construção do Estádio Municipal da Prefeitura, projetou e abriu as avenidas Duque de Caxias, Nove de Julho, Ipiranga, Conceição, Vieira de Carvalho, São Luís, Anhangabaú, as praças Roosevelt e Clóvis Beviláqua. Construiu a ponte das Bandeiras, a Biblioteca Municipal, a Galeria Prestes Maia, Como profissional liberal, elaborou planos e projetos urbanísticos e pareceres para dezenas de cidades brasileiras, dentre elas, São Paulo (1929), Campinas (1934-1936), Santos(1947-1950), parecer para Recife (1933), Campos do Jordão(1935), Belo Horizonte, Curitiba, Votuporanga (1952), Ribeirão Preto(1945), Poços de Caldas, Londrina (1951), Santo André. Jardim Umuarama, região do Município de Lusiânia, em Goiás ( 1958), e o da cidade de Panorama, 121 hectares nos barrancos do Rio Paraná.

Apontamentos bibliográficos e profissionais

Apresenta, no ano de 1930, o" Estudo de um Plano de Avenidas para a cidade de São Paulo. Esse estudo foi premiado no IV Congresso Pan Americano de Arquitetos no Rio de Janeiro.Foi um dos fundadores e vice presidente do Instituto de Arquitetos (1930-1931) e da Sociedade de Amigos da Cidade (1934)

Destaques

É autor, de " Um plano de avenidas para a cidade de São Paulo" São Paulo, Melhoramentos, 1930 "O zoneamento urbano" São Paulo, Sociedade Amigos da Cidade, 1936 "Os melhoramentos de São Paulo" São Paulo, Prefeitura Municipal, 1942 "São Paulo, metrópole do século XX" São Paulo, Empresas de Publicações Associadas, 1942 "Os melhoramentos de São Paulo" São Paulo, Prefeitura Municipal, 1945 "A taxa de melhoria apreciada pelo prefeito Prestes Maia" Engenharia, São Paulo, nº 39, p.103-5, nov, 1945 "O plano regional de Santos" São Paulo, Prefeitura Municipal, 1950 "Urbanismo paulistano" Engenharia, São Paulo, nº 107, p.415-6 e 456, jul, 1951 "Ofício do eng Prestes Maia sobre os trabalhos da Comissão do Metropolitano." Engenharia, São Paulo, nº 168, p.119-20, 1956 "Mudancistas e fiquistas." Brasil Arquitetura Contemporânea, Rio de Janeiro, nº 10, p.10-3, 1957 "Quo Vadis, São Paulo." Diário de São Paulo, São Paulo, nº especial, p.46, 1959 Publicações em co-autoria: MAIA , Francisco de Prestes e CINTRA, João Florence de Ulhôa. "Os grandes melhoramentos de São Paulo" Boletim do Instituto de Engenharia, São Paulo,- nº 26/7, p.56-60, out, 1924 - nº 28, p.91-4, mar/jun, 1925 - nº 29, p.121-32, jul/out, 1925 - nº 31, p.225-32, mar/jun, 1926 MAIA , Francisco de Prestes et alii. "Ante-projeto para um sistema de transporte rápido para a cidade de São Paulo." Engenharia, São Paulo, nº 167, p.66-116, out, 1956

Publicações do Profissional

  • Um plano de avenidas para a cidade de São Paulo” São Paulo, Melhoramentos, 1930

Profissional

Ficha técnica

Subtema Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930

Palavras-chave

São Paulo – engenheiro-arquiteto – urbanista – prefeito

Relativo à pesquisa

Bibliografia usada

xxxxxxxx

Data do levantamento
04 de junho de 2011
Preenchimento da ficha
04 de junho de 2011 por Marisa Varanda Teixeira Carpintéro

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