AutorJorge Moraes
Esse artigo faz referencia a matéria “Quando terá São Paulo seu sistema de transporte rápido?” publica na Revista do Instituto de Engenharia, vol. XIX, n° 221: janeiro de 1961.
Trata- se do esclarecimento sobre a matéria publicada na Revista do Instituto de Engenharia, “Quando terá São Paulo seu sistema de transporte rápido?”. Nesta nota, o autor pretende mostrar por meio de um estudo comparativo e de aparatos técnicos, como foi o processo para a escolha a empresa de monotrilho, Alweg.
O artigo apresenta um relato técnico do monotrilho Alweg comparando- o com as outras empresas nos requisitos lotação, peso dos vagões, atrito, rotação e características do veiculo. As empresas utilizadas para a comparação são Houston, SAFEGE e os estudos do Engenheiro Cel. Sidney Binghan.
Além disso, o autor faz um estudo comparativo dos planos gerais de transporte, como custo médio do lugar – KM, tempo médio de viagem, capacidade de vazão, distribuição da valorização imobiliária e estética urbana.
O artigo apresenta algumas fotos e imagens, como da estrutura interna do ônibus Drauz, a perspectiva da via expressa Congresso em Chicago, e o ante-projeto de um sistema rápido. Além disso, constam três apêndices: “Théorie Générale Élémentaire de La Similitude Mécanique”, Cartas do engenheiro Jorge Moraes à Lockheed Aircraft e ao engenheiro Raffaello Maestrelli.
Artigo
São Paulo, abril de 1961
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
Transporte – infra-estrutura e projeto.
16
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica. São Paulo, SP
Revista do Instituto de Engenharia, vol. XIX, n° 221: abril de 1961
MORAES, Jorge. Nota sobre o artigo “Quando terá São Paulo seu sistema de transporte rápido?”. Revista do Instituto de Engenharia, vol. XIX, n° 221. São Paulo: abril/1961, p. 529 a 544.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
19 de outubro de 2010 por Thainã Teixeira Cardinalli
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.