AutorMELLO, Luis de Anhaia
O artigo traz algumas tabelas referentes à densidade populacional nos continentes e principais cidades do mundo; ao crescimento populacional das principais cidades norte americanas e porcentagens de populações urbanas e rurais; e à porcentagem de áreas públicas, de ruas, de parques e playgrounds, de terrenos particulares, também pertinentes à cidades norte-americanas.
O texto traz, inicialmente, algumas concepções sobre a terra urbana, o fenômeno da urbanização e ocupação dos territórios, pensada em sua localização no espaço da cidade. Destacam-se, também, os principais fatores econômicos referentes à formação da urbe.
O autor propõe uma classificação do território urbano sob os pontos de vista físico, legal e econômico, à medida que compara tais informações às tabelas com dados populacionais de distintas cidades, principalmente norte americanas.
O objetivo principal do texto, portanto, é introduzir conceitos essenciais ao urbanismo, como por exemplo o de uso e ocupação do solo, e à classificação da terra urbana de acordo com tais concepções.
Alguns trechos do texto estão em francês.
Artigo
São Paulo, junho de 1932
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
urbanismo – População – terra urbana
7
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 105
MELLO, Luis de Anhaia. A Economica da Terra Urbana. Revista Polytéchnica, São Paulo, v. , n. 105, p.235-241, jun. 1932.
Data do levantamento
28 de setembro de 2016
Preenchimento da ficha
28 de setembro de 2016 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.