AutorDESCONHECIDO, Autor
O presente artigo traz cada uma das conclusões obtidas no III Congresso Pan-Americano de Arquitetos, que ocorreu em Buenos Aires no ano de 1927.
Dentre os quinze temas que compões o congresso, temos a definição do profissional arquiteto, um técnico e artista que dirige e projeta obras com exclusão da atividade comercial, sendo essa a definição a ser divulgada. Além disso, ainda em relação ao profissional, tem-se o plano de estudo mínimo, ou seja, quais as matérias fundamentais para a formação do arquiteto e sua aceitação como tal na América. Quanto a isso também conclui-se a importância do estudo do urbanismo e suas relações com a arquitetura, além de ser definida a aceitação das diversas tendências artísticas, devido à impossibilidade de escolha de uma orientação única. Também nota-se a iniciativa de regulamentar a profissão do arquiteto, de modo que seja evitada a má realização de obras por profissionais sem formação ou capacitação, além da criação de sociedades nacionais de arquitetos, que defendam os interesses da profissão.
Também trata-se de temas como regulamentação de concursos, fomento de edificações, contratos, parques escolares, além daqueles relacionados às vivendas rurais e à habitação econômica, utilizando materiais e técnicas que propiciem construção de casas mais acessíveis economicamente à população.
Artigo
Rio de Janeiro, abril de 1940
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – congresso – conclusões
6
cópia de original
Biblioteca de Escola Politécnica de São Paulo
Revista Arquitetura e Urbanismo, ano. V
III Congresso pan-americano de arquitetos. Revista Arquitetura e Urbanismo, Rio de Janeiro, n., ano V, mar-abr/1940, p.75-80
Data do levantamento
janeiro de 2007
Preenchimento da ficha
02 de setembro de 2017 por Lucas Fernandes da Silva Estevam
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.